segunda-feira, junho 26, 2006

The painting


É incrível como as pessoas têm a capacidade de se intrometerem na vida das outras, sem a menor vergonha!

No meu computador, na minha área de trabalho, tenho uma reprodução da pintura Kiss - de Gustav Klimt, a qual aprecio muito.

Pois bem, não é que um colega de trabalho vem e me diz: "Tira essa pintura horrível daí. Esse pintor não é nada. Não sabe pintar. Não é nenhum Leonardo da Vinci... Mal pintou o rosto das pessoas e enrolou o resto..." e blá, blá, blá...

Bom, para começar: se eu coloquei a pintura ali, no mínimo, significa que eu gosto dela. Segundo ninguém perguntou a opinião dele. Oras!

O mais incrível é que é um senhor de idade (não é nenhum adolescente inconseqüente, não) que se diz muito intelectualizado e que sabe mais de tudo do que qualquer outra pessoa. Como uma pessoa pode criticar um pintor tão renomado quanto Klimt? Pior, desqualificá-lo como pintor, dizendo que tudo que ele fez foi fingir que pintava?

Eu não sou nenhuma grande expertise em arte, mas respeito muito todo o tipo de pintura. O que seria do mundo se só tivéssemos seguidores e imitadores de pintores da renascença? Não teríamos diferenças, não poderíamos admirar coisas novas. Não teríamos Picasso, Van Gogh, Matissè, Salvador dali, entre tantos outros. Pintores que revolucionaram a forma de pintar, que criaram padrões e que nos mostraram um novo mundo através de seus olhos.

O pior de tudo, é que este senhor, permaneceu dizendo para eu tirar a imagem, mesmo eu dizendo que não; que eu gostava da pintura e não concordava com ele.
Não, não foi a crítica que me irritou. Foi à falta de respeito com as minhas escolhas; respeito ao gosto alheio! Não me acho no direito de ofender as escolhas de outra pessoa, simplesmente porque não concordo com ela.

Completa e total falta de educação por parte dele. Que feio! Que feio, querer impor aos outros suas opiniões; que feio não respeitar as diferenças!

Queria muito dizer para ele que ter todo o conhecimento do mundo jamais significará ter inteligência! Inteligência é reconhecer que nunca saberemos tudo e que as diferenças existem sim, e devem ser respeitas!

Nenhum comentário: