terça-feira, setembro 12, 2006

Pointless

Hoje estou com pouco ou quase nenhuma, vontade de trabalhar. Sabe aqueles dias em que tudo parece pointless? Pois é. Minha vontade era de estar em outro lugar, de ser outra pessoa, enfim de viver outra vida.

Estranho esse sentimento que me invade e acredito invada muitas pessoas. Essa sensação de não ser completo, de estar fazendo tudo errado. Sensação de que as outras vidas são muito mais interessantes. De que a grama do vizinho é sempre mais verde. Inveja? Não. Não acredito que seja esse o sentimento. Talvez, mais apropriado seria dizer, sensação de ausência de vida. De que a vida está passando e eu estou apenas assistindo ao invés de atuar.

Agora mesmo, minhas colegas estavam perguntado quantos anos eu tinha. Eu respondi, 29 anos. “Então tu vais fazer 30 em ...Difícil, né?”, me disse uma delas. Pensei. Refleti e disse: “Não é que seja difícil. Estranho é ver aonde estou e como eu me imaginava que estaria com essa idade.”.

Mas esse post não é sobre idade. Sobre os tão temidos TRINTA. Ele é na verdade um desabafo. Acho que fiquei pensativa depois que fui no blog Coisas Bobas e vi um link para um discurso do Steve Job (fundador da apple) para formandos.

Muito legal. Fala de aproveitarmos ao máximo nossa vida e de não ver nas coisas negativas um desvio ou uma falha. Enxergar os caminhos diferentes que a vida nos propõe, diferentemente do que havíamos planejado, como uma coisa boa. De que não ter seguido pela trilha da direita e ter ido pela da esquerda, foi na verdade um golpe de sorte para estarmos aonde estamos atualmente.

No entanto, o que mais mexeu comigo foi a parte em que ele diz que todos os dias se olha no espelho e se pergunta se ele quer fazer aquilo pelo resto da vida, e se a resposta for não por vários dias seguidos, ele sabe que deve mudar o seu caminho. Ai fiquei pensando, que eu faço essa pergunta quase que diariamente. E a resposta não é das mais positivas não.

Não que eu seja a pessoa mais infeliz, pelo contrário. Mas gostaria de fazer outras coisas. Queria uma vida mais emocionante. Como no começo desse post, possuir aquele jardim mais verde. Olho alguns blogs tão legais. Vejo a vida deles tão excitantes, e quero a mesma coisa para mim.

Talvez seja uma miopia isso. Porque, afinal, eu só vejo o que eles me mostram. E quem gosta de mostrar coisas feias? Será que a vida deles é tão maravilhosa assim? Dúvido. Mas mesmo assim continuo a olhar pela janela e esquecendo das coisas boas do meu próprio quintal.

Talvez seja esse o meu grande desafio nessa vida: olhar o meu quintal e achá-lo o mais bonito, o mais desejado e o mais perfeito do mundo.

Espero... não! Eu vou conseguir fazer isso... um dia.

See ya,