terça-feira, março 13, 2007

Vulcão de "dulce de leche"

Então... resolvi fazer um teste para a lembrancinha do chá de fralda da minha maninha. Tirei a idéia do livro do Oliver "O retorno do chef", que é maravilhoso. Pães em vazinhos. Isso mesmo! Assar pães em pequenos vazos de argila não pintados.
Mas como não sou uma pessoa de seguir muito as receitas, resolvi adaptar. Ao invés de fazer uma receita de pão, resolvi fazer uma receita de cuca que é tudo de bom. Até então tudo estava indo bem. Coloquei a primeira parte da massa, depois 2 colheres imensas de doce de leite e cubri com o restante da massa. E mandei tudo direto pro forno.
20 minutos depois...um vulcaão de doce de leite em total erupção no meu forno! Sorte que eu tinha posto uma bandeja em baixo do vazinho, senão o estrago seria bem pior.
Devo confessar que o gosto ficou maravilhoso, já a aparência...nem tanto!
Outras tentativas serão feitas, dessa vez com menos gula e menos doce de leite, of course. Tenho 1 semaninha pra acertar tudo, ou minha maninha me mata.
Para quem quiser tentar a receita da cuca que vai bem com qualquer tipo de recheio, especialmente de uvas negras:
500 gramas de farinha de trigo (se quiser pode substituir 250g por farinha integral)
250 gramas de açúcar
150 gramas de margarina
1 sache de fermento químico
3 ovos
2 colheres de sopa de açúcar de baunilha
Coloque os 4 primeiros ingredientes em uma tigela e vá amassando bem. Quando estiver bem "farofento" acrescente os ovos. Não se preocupe se ficar tudo grudento. É para ficar desse modo. Se não ficar grudando a massa como se fosse um puxa-puxa na sua mão, acrescente bem pouquinho de leite, mas a princípio não precisa.
Divida a massa em dois. Espalhe a primeira parte da massa na forma untada e enfarinhada. Nessa fase é muito importante não xingar a quem vos fala, só pq a massa fica grudada na tua mão e não na forma. Tenha paciência minha criança.. não desista no primeiro obstáculo. Siga espalhando a massa até a mesma estar completamente grudada no fundo da forma. Ah! Pode acreditar que essa camadinha fininha vai crescer.. e como! Então coloque o recheio de sua vontade: uvas negras, doce de leite, goiaba, use sua imaginação! Cubra com o restante da massa. Nomes feios não, eihg! Se não desestiu na primeira etapa não vai ser agora, certo?
Dependendo do tipo de recheio da para cobrir a cuca com uma fina camada de canela com açúcar, mas ai vai tudo do gosto do fregues.
Asse em um forno pré-aquecido a 180 graus, não tinha dito antes?! hum.. desculpa. Continuando... por mais ou menos 45 minutos. Mas como diz o velho ditado popular " quem engorda o olho do boi é o olho do dono, fique de atento! Não venha depois rogar praga para minhas futuras gerações se a cuca queimar! Não sou vidente e não sei se teu forno é mega-turbo ou um caco-velho que devia estar em um museu.
Depois de pronto, basta fazer um bom cafezinho preto e apreciar todo o seu esforço.
Espero que goste.
See ya,