quinta-feira, junho 04, 2009

É hora do tempero!

É engraçado que no nome desse blog tenha temperos e quase não falo de comida por aqui, né?
Não que eu não goste, na verdade, eu adoro tudo relacionado a comida, mas as vezes acabo deixando isso de lado para tratar de outros assuntos.
No entanto, nunca é tarde para (re)começar.
Hoje vou falar sobre um antepasto que eu amo fazer e que foi aprimorado por mim. Acredito que poucas pessoas conheçam essa versão, mas garanto, quem dela provar jamais esquecerá.
O antepasto em questão é pimentão em conserva. A maioria das receitas apenas dá um leve cozimento no pimentão, deixando de lado o que ele tem de mais saboroso: o seu açúcar! Pensando nisso resolvi prolongar um pouco mais esse processo de cozimento e eliminar o vinagre por completo. O pimentão vermelho e amarelo, possuem um alto índice de açúcar, mas para que essa doçura seja bem acentuada é necessário que asse o pimentão quase ao ponto de caramelização.

Chega de conversa e vamos a receita:
Igredientes:

500 g de pimentão vermelho

500 g de pimentão amarelo

Oléo de girassol, granola, ou de sua preferência suficiente para cobrir os pimentões.

Modo de preparo:

Lave bem os pimentões e corte em tiras finas, deixando as sementes. Sim. Elas dão um sabor especial a conserva. E, não, não fazem mal algum. Mas claro que se quiser tirar, não tem problema.

Arranje os pimentões em uma bandeja que possa ir ao forno, pode ser pirex ou até mesmo teflon. Cubra todos os pimentões com óleo. Não recomendo utilizar azeite de oliva, pois o sabor do pimentão e o tempo de cozimento acabariam por confundir o sabor do azeite, tornando quase impercepível.

Antepasto de Pimentão




Antepasto de Pimentão


Cubra com papel aluminio e asse em forno na temperatura baixa por mais ou menos 1 hora. Depois disso, retire o alumínio e deixe assar por +ou- 30 minutos ou até que doure. Nessa momento é importante ficar cuidando para evitar que os mesmos se queimem ou que dourem em só uma parte, mexendo de vez em quando.


O antepasto está pronto. Deixe esfriar, repasse o pimentão para um pote esterilizado cubrindo com o óleo do próprio cozimento e mantenha na geladeira. Certamente sobrará um pouco de óleo extra aromatizado que serve para temperar saladas ou incrementar um bom molho de tomate.


Antepasto de Pimentao



Entradinha espetacular de Antepasto de pimentão:

Corte em fatias média uma baguete bem crocante. Coloque uma fatia generosa de queijo gorgonzola ou estepe e cubra com uma colher do antepasto de pimentão. Pode ser aquecido ou servido ao natural. Hum... simplesmente divino!

See ya,

5 comentários:

Denise! disse...

Tô sentido o aroma daqui!!!
E a sugestão parece ser bem gostosa.

Beijos!!!

Drica Menezes disse...

hummmm realmente eu adorei! E a sugestão tbm parece mto saborosa! Farei com certeza! Obrigada pela dica! bjks!

Vanessa Maurer disse...

Que interessante! É bem prática, descomplicada e fácil de fazer... gostei Pati!
Beijos

rita disse...

nossa..sem querer achei vc....estou abrindo um entreposto de sanduiches naturais 100% organicos..e por coincidencia o nome do meu entreposto e tempero da roça....vou fazer esse pimentao e deixar aki minha nota...rs...super obrigada pela dica.....bjos rita

Pil disse...

Rita,

tomare que goste. Volte sim. Boa sorte com teu novo negócio.

abraços,

Pil