terça-feira, julho 27, 2010

Jamaica - Port Antonio a Lagoa Azul é aqui!

No final de semana fomos em caravana brasileira para Port Antonio. Preferido por aqueles que fogem do tradicional pacote deslumbre-resort, fica localizado a apenas 100 km de Kingston, porém leva-se quase 4 horas para chegar lá. Tudo devido às más condições das estradas e ao sobe-e-desce das serras. A viagem até seria legal não fosse o medo constante de ser arremessado para fora das estradas pelos motoristas imprudentes do país, que desconsideram totalmente qualquer sinalização e fazem ultrapassagens perigosíssimas em curvas de estradas sem acostamento. Deu para visualizar a coisa, não?


Como o check in na pousada era depois das 14 horas, aproveitamos para visitar a tão famosa Lagoa Azul. Dizem os locais que cenas do filme homônimo foram filmadas por lá. Assim como cenas do filme Coktail do Tom Cruise. Sendo isso verdade ou não, o importante é que o lugar é simplesmente mágico. Nunca na minha vida vi um mar com tantas nuances de azul. Impossível descrever. Apenas posso dizer que fiquei tão encantada, que só ficava agradecendo a oportunidade que estava tendo.



Pois bem, essa praia ou enseada (não sei bem a diferença) tem acesso bem restrito e dominado pelos locais que cobram para estacionar na rua do beco que dá acesso a mesma, apesar de ser pública. Coisa rara por aquelas bandas, já que as praias mais bonitas são todas particulares. Como não deixaríamos de curtir o local por causa do dinheiro, aproveitamos a oferta e fomos dar um passeio de barco de pescador que dava direito a uma parada de 40 minutos em uma das ilhotas. Essa parada na verdade é mera “pro forma” e legítima engana bobo. Ficamos todos “ilhados” em um pedacinho de areia sem acesso a nada e sem nenhuma infra-estrutura. Mas tudo é diversão, não é mesmo? Só não se esqueça de passar protetor solar, caso contrário irá ficar vermelha-pimentão (e ardida) feito a pessoa que aqui escreve. O final do “passeio” acaba na então Lagoa Azul onde a se vê por quase todos os lados placas avisando que é proibido entrar naquelas terras, pois são propriedades privadas. Essa lagoa é de um azul marinho profundo e mergulhar nela trás uma sensação de que somos apenas um pozinho ao vento como já diz a famosa canção.


Na base na Lagoa Azul eles construíram uma fonte de água mineral que desce das montanhas. E é essa água a responsável pelas correntes frias que te abraçam surpreendentemente e expulsam as mornas águas do mar durante o mergulho na lagoa.
Terminamos esse banho e fomos atrás de algum restaurante para almoçar tardiamente. Outro momento frustrante. Não encontramos nenhum lugar decente para comermos. O único existente era uma barraquinha estilo “churrasquinho de gato” (no caso, bode) onde locais dividiam espaço com galinhas, porcos e lixo espalhado por todos os lados. Desnecessário dizer que não topamos, certo?






Fomos então para a pousada Goblin Hill Villas, só que a proposta da mesma é de que cada hospede cozinhe para si mesmo ou então contrate o serviço dos empregados para isso. Ou seja, não existe venda de comida na pousada. Ouvindo assim, até parece bacana, o problema é que ninguém nos avisou que precisaríamos levar nossa própria comida. Agora visualize a situação: grávida, com apenas o café da manhã no estomago e muita praia. Conseguiu? Então é quase tolo comentar que eu estava simplesmente morrendo de fome, correto? O pior de tudo veio depois, quando resolveram sair a procura de um supermercado para comprar os ingredientes para o almoço (leia-se jantar). Nada por perto, óbvio. Bom, para resumir a história, fomos comer somente as 20:00 horas. O que me fez resistir até esse horário? Um pacote de Doritos e uma latinha minúscula de comida pronta (quase aquelas que se dá para gatos, sabe?) que uma das colegas de passeio cedeu para eu comer.


Tirando os percalços alimentícios, a pousada é lidíssima, com jardins impecáveis e com uma vista para o mar de tirar o fôlego. A decoração rústica te recepciona com flores do jardim espalhadas nas camas e nos banheiros.
Enquanto aguardávamos a comida ser preparada, fomos tomar banho de piscina. Ali aproveitamos para relaxar e trocar idéias com o casal de brasileiros que estava junto com a gente.



No dia seguinte, no mesmo esquema cada um prepara sua comida, tomamos nosso café da manhã e fomos conhecer a praia privada Frenchmen’s Cove que o voucher da pousada oferecia. A mistura de água doce com a água do mar, em suas mais intensas nuances de azul e verde, foi uma visão que ficará por toda a eternidade na minha memória. Essa água que desce das montanhas cria uma piscina natural de um verde transparente e se une quase imperceptivelmente com o mar.




Depois dessa manhã deliciosa desfrutando de uma natureza impar, era hora de voltar para a pousada, almoçar e fazer o demorado caminho de volta para Kingston.




Links desse post:

Port Antonio - site oficial
Pousada Goblin Hill - site oficial
Blue Lagoon - site em inglês explica origem do nome

Nenhum comentário: